Portal   saude   musica   fotos   mulher   forum   turismo   videos   auto   imóveis   leilões   classificados  
Rádio Calema   
Instale o Flash Player para ouvir a Rádio Calema.
Mundo da Música
Mundo da Música
Concerto de João Bosco  no Auditório Ibirapuera em São Paulo, com a participação especial de Djavan, que participa da recriação de “Corsário”, Hamilton de Holanda, Yamandú Costa e Guinga.

O embaixador de Angola em França, Miguel da Costa, considerou hoje, quarta-feira, o trabalho do músico Carlos do Nascimento, falecido terça-feira, como um exemplo da dimensão cultural da globalização.

Reagindo a morte do artista angolano em Paris, França, vítima de doença, o diplomata angolano avança que se deve olhar para a sua obra, que foi um grande contributo, com um elevado valor artístico e cultural, para a elevação do semba, fruto da fusão com o jazz e outros ritmos”.

O corpo diplomático angolano acreditado em Paris acresce ter presente o contributo que o artista deu para a promoção da cultura angolana, particularmente da música angolana em França, onde era bastante apreciado entre os franceses e a diáspora angolana e africana.

Carlos do Nascimento começou a cantar nos coros da Igreja de Santo António, na Cuca, em Luanda, mas foi em Portugal que se assumiu como um músico profissional, tendo passado por vários agrupamentos. Mudou-se depois para a Holanda e mais tarde para a França onde, com o já falecido Mário Clington e Bonga, criou o grupo Batuque.

Para além de França e Portugal, a sua música era bastante apreciada igualmente em certas lides culturais no Brasil onde gravou partes do seu disco “De frente para o mar” (2004), que marcou igualmente o seu regresso a Angola.

Em Fevereiro de 2011 lançou, pela LS Produções, o disco “Afrikan Harmony”.

Carlos do Nascimento, músico, compositor e intérprete deixa um repertório com 3 discos duplos. Deixou ainda um disco por finalizar, mas os seus amigos e família, em sua memória, comprometeram-se a cuidar da sua edição. (portalangop.co.ao)

LUANDA — Muana Puó é assim que é chamado hoje o então Grupo de Percussão do Celamar.

Elas são oito jovens que decidiram caminhar por si mesmas, depois de quase dez anos coma artista plástica Marcela Costa da Galeria Celamar, na Ilha de Luanda.

Margarida Paulo NKai é a coordenadora e solista principal do Grupo de Percussão Feminino Muana Puo, ela considera que “tudo na vida tem tempo, por isso, Celamar teve um tempo, agora é a hora e a vez do Muana Puo”.

Mas com a criação de um novo grupo de percussão nem tudo corre as mil maravilhas, muita coisa começa a fazer falta, desde a compra de novos instrumentos de percussão, mascaras, tecidos, um local para ensaio, a um patrocinador. Margarida NKai pede apoios para continuarem a resgatar, preservar e a divulgar a cultura de Angola.

O Grupo de Percussão Feminino Muana Puo está num processo de recolha de novas sonoridades rítmicas do norte e leste de Angola. (voaportugues.com)


Novos Lançamentos

  • 1
  • 2
  • 3
Prev Next
Grupo Gingas de volta domingo ao mercado fonográfico com uma colectânea

Grupo Gingas de vol…

A colectânea discográfica Gingas 30 anos marc...

RICARDO LEMVO - UMA VOZ DE APURADO SENTIDO ESTÉTICO

RICARDO LEMVO - UMA…

Se olharmos para o seu background artístico t...

Nelo Carvalho “Encontros”

Nelo Carvalho “Enco…

“Encontros” – Manuel Pires Pinto de Carvalho ...

Filipe Mukenga explora novas tendências no CD “O Meu Lado Gumbe”

Filipe Mukenga expl…

“O Meu Lado Gumbe” é o título do novo disco ...

JORGEMONT é o Artista Surpresa que Trazemos à Ribalta

JORGEMONT é o Artis…

Jorgemont é o artista surpresa que trazemos ...

Yola Semedo lança CD e DVD em Novembro

Yola Semedo lança C…

A cantora angolana Yola Semedo disse à impren...

O cantor Paulo Flores revelou o lançamento do seu 12º disco, para finais de Dezembro deste ano.

O cantor Paulo Flor…

O cantor Paulo Flores revelou hoje, no Lubang...

SANTOCAS Conta a sua vida e história em CD

SANTOCAS Conta a su…

Dentro de poucas semanas teremos “depois de 3...

BONGA ÁLBUM HORA KOTA BREVEMENTE NO MERCADO

BONGA ÁLBUM HORA KO…

O artista Barceló de Carvalho, BONGA, tem nov...

Artista em Destaque

Universidade Independente de Angola